
Este reconhecimento internacional destaca o sucesso da estratégia portuguesa de expansão para mercados fora da Europa, afirmando a Fileira da Madeira e do Mobiliário como um exemplo de internacionalização sustentada, durante o evento, o presidente da AIMMP, Vítor Poças, foi convidado a proferir o seu discurso anual, em sinal de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no setor.
“Este prémio representa não apenas um reconhecimento ao trabalho da AIMMP, mas sobretudo ao empenho, à inovação e à resiliência das empresas portuguesas do setor da Madeira e do Mobiliário. É com grande orgulho que vemos a nossa estratégia de internacionalização ser valorizada num palco tão relevante como o Dubai Wood Show. Continuaremos a trabalhar para projetar a excelência portuguesa além-fronteiras.”, destaca o presidente da AIMMP.
Portugal marcou novamente uma presença sólida no Dubai Wood Show, o principal evento dedicado ao setor da madeira e mobiliário nos Emirados Árabes Unidos, que decorreu de 14 a 16 de abril de 2025.
A participação nacional reuniu oito empresas, MBN Group, Portilame, Revesperfil, Ribadao Wood Boutique, SimplyCeram, Temahome, TradingTimber e X8 Solutions Group, que ocuparam um lugar de destaque no Hall 6, Stand A 01, e na área de meeting point, afirmando a excelência e inovação da indústria portuguesa.
Ao longo dos três dias de feira, as empresas portuguesas receberam a visita de profissionais de diversos mercados internacionais, atraídos pela combinação única de qualidade, design e sustentabilidade que caracteriza os produtos portugueses.
A diversidade da oferta, aliada a uma abordagem personalizada ao cliente e à apresentação de soluções inovadoras, contribuiu para o reforço da imagem de Portugal como parceiro estratégico no setor.
“A participação no Dubai Wood Show é mais do que uma presença institucional — é uma afirmação da qualidade, da inovação e da capacidade exportadora das empresas portuguesas. Continuar a apostar em mercados extracomunitários é essencial para consolidar o posicionamento internacional da nossa fileira, criando valor para o setor e para a economia nacional.”, afirma Vítor Poças.
O segundo dia da feira ficou marcado por um dos momentos altos do evento: o Live Show, onde a empresa SimplyCeram esteve em ação ao vivo, demonstrando a versatilidade e qualidade das suas soluções em tempo real.
A participação portuguesa contou ainda com a visita do Exmo. Sr. Embaixador Dr. Fernando Figueirinhas e do Eng. Manuel Couto Miranda, Conselheiro Económico nos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Qatar, reforçando o apoio institucional à internacionalização das empresas nacionais.
Um setor em crescimento e afirmação global:
A presença portuguesa no Dubai Wood Show 2025 reforça o posicionamento da Fileira da Madeira e do Mobiliário nos mercados internacionais, sobretudo fora da União Europeia. Entre 2010 e 2024, as exportações do setor aumentaram 95%, passando de 1,55 mil M€ para 3,03 mil M€. Este crescimento foi impulsionado tanto pelo mercado intra-UE (+85%) como pelo mercado extra-UE (+128%), com especial destaque para os produtos de “Mobiliário, Colchoaria e Iluminação”, que registaram um aumento de 145% fora da União Europeia.
Plano de Internacionalização — Interwood & Furniture da AIMMP:
No âmbito do Interwood & Furniture, o Plano de Internacionalização da AIMMP prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de elevado potencial, através de um programa estruturado de intervenção. Entre outras iniciativas, e para 2025, o programa tem um plano de feiras internacionais que pode ser consultado no site da AIMMP.
Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 195 ações, em mais de 30 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do setor, que desde 2010 duplicou as suas exportações.
A operação «INTER WOOD & FURNITURE 2024–2025 – INTERNACIONALIZAÇÃO SUSTENTADA DAS EMPRESAS DA FILEIRA DA MADEIRA E MOBILIÁRIO» é apoiada pelo Programa Operacional COMPETE 2030, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.
As empresas participantes no Dubai Woodshow 2025, foram:
MBN GROUP
Desde 1980, a Móveis Barbosa Neto, cresce gradativamente, graças à visão de mercado e ao conhecimento do seu fundador.
A dedicação e o empenho diário na qualidade, na melhoria dos processos de fabrico e no design moderno, têm sido pilares da empresa. Desta forma, o Grupo MBN acompanha a realidade atual, com grande capacidade de adaptação a mercados distintos. Para acompanhar a evolução do mercado e aumentar a sua capacidade de produção, o Grupo MBN construiu instalações modernas e funcionais.
Um espaço devidamente apetrechado com tecnologia e recursos humanos qualificados, que permite ir ao encontro das necessidades dos nossos clientes. Dedicação, experiência, reforma, paixão pela arte e pela produção são as palavras-chave para o sucesso do MBN Group. Ao contar com uma excelente equipa de profissionais com gosto pela arte, o dia a dia da empresa é invadido por grande atividade, experiências e boa disposição.
PORTILAME
Em 2004, a PORTILAME abraçou o mundo da madeira, tornando-a o elemento principal das suas construções. Com um forte compromisso com a sustentabilidade, especializou-se no setor da construção civil e tornou-se uma referência no segmento residencial de luxo.
A expansão de novas unidades, estrategicamente posicionadas em Portugal, reflete o crescimento e a capacidade de produção da PORTILAME, reforçando o rigor, a qualidade e a excelência que caracterizam os seus projetos.
Todos os pormenores do processo, desde a conceção e engenharia até à produção e montagem, são executados com rigor e cuidado, garantindo soluções altamente especializadas, flexíveis e inovadoras, que vão ao encontro das mais elevadas exigências do mercado e das necessidades dos clientes.
Movida pela visão de soluções construtivas sustentáveis e versáteis, aproveita a sua experiência na construção em madeira e espírito inovador para apostar em soluções industrializadas com madeira de alta qualidade.
REVESPERFIL
Fundada em 2006 e com uma vasta experiência no mercado (19 anos), a Revesperfil é atualmente uma conceituada empresa em permanente expansão, sendo distinguida e reconhecida a nível nacional.
A Revesperfil- Perfis e Revestimentos, Lda. fábrica e comercializa uma vasta gama de produtos, tais como acessórios para pavimentos, revestimentos de parede (ripados, rígidos SPC, etc.), tetos em PVC, pavimentos e revestimentos em WPC, pavimentos em soalho, tudo isto para satisfazer as suas necessidades e exigências.
São uma equipa que se dedica a desenvolver soluções para se sentir bem no seu espaço, tendo o conforto e a qualidade como princípios orientadores do trabalho. Como empresa ecologicamente responsável, estão em constante evolução de mecanismos, processos e metodologias que lhes permitem avançar tanto em qualidade como em quantidade.
RIBADAO WOOD BOUTIQUE
A Ribadao Wood Boutique foi fundada em 1976 pela família Tavares em Santa Comba Dão, região de Viseu, Portugal. Inicialmente dedicada ao comércio e transformação de madeira, rapidamente cresceu e afirmou-se como uma referência no sector da madeira industrial. Atualmente, Ribadao é líder de mercado e está especialmente dedicado e empenhado em oferecer as linhas de pavimentos de madeira mais sofisticadas, elegantes e confortáveis disponíveis no mercado.
O Grupo Ribadao tem operações globais que incluem fábricas, vendas e distribuição na Europa, África e EUA. Sempre atento às últimas tendências e exigências do mercado, Ribadao desenvolve produtos de elevada qualidade com um compromisso permanente de profissionalismo e sustentabilidade ambiental. A missão e visão transmitida ao longo da história de Ribadao foi sempre a de trabalhar com matérias-primas naturais, obtidas de forma sustentável, tornando-as únicas em forma e estilo. Em termos de certificação, Ribadao é uma empresa certificada pelo FSC® (Forest Stewardship Council®) e pelo PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification schemes).