
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) informa que ontem, 1 de julho, foi detectado um foco de poluição, após ter ocorrido um derrame de combustível do tipo intermédio, durante uma operação de reabastecimento no Terminal Multiusos de Lisboa (TML), em Santa Apolónia.
«Na sequência de um alerta recebido pelas 15h55, a informar para um incidente de poluição, deslocaram-se de imediato para o local elementos da Capitania do Porto e Comando Local da Polícia Marítima de Lisboa e elementos da Autoridade Portuária» explica a AMN.
Os elementos da Capitania, em colaboração com os da Autoridade Portuária procederam à contenção do produto poluente, tendo sido tomadas as medidas possíveis, de forma a mitigar os efeitos do derrame.
A Polícia Marítima recolheu as amostras de material poluente para preservação da prova e posterior instrução processual, entregues no Laboratório de Referência do Ambiente da Agência Portuguesa do Ambiente.
Devido ao aparecimento de detritos nos areais da zona do Seixal, a Capitania do Porto de Lisboa, em coordenação com a Agência Portuguesa do Ambiente e a Autoridade de Saúde Regional, emitiu o Edital n.º 26/2025 que restringe o acesso da população às zonas afetadas, onde seja visível o poluente na água ou na areia.
Por sua vez, a Câmara Municipal do Seixal emitiu há minutos, através da sua página de Facebook, um aviso à população no qual informa que «teve conhecimento de que ocorreu um incidente com derrame de combustível, pelo que surgiram detritos nos areais da Praia da Velha, Praia dos Barcos e Praia do Seixal, sendo que entenderam as autoridades competentes restringir o acesso às mesmas.
A Câmara Municipal está a acompanhar a situação junto da Capitania do Porto de Lisboa, Agência Portuguesa do Ambiente, Autoridade de Saúde e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e neste momento, além de já se encontrar hasteada a bandeira vermelha, está também a ser afixado um edital informativo nos painéis existentes nas referidas praias.»
A autarquia garante que continuará a acompanhar a situação e tomará as medidas necessárias em prol da proteção da saúde da população.