
As praias de São Pedro de Moel e Praia Velha, no concelho da Marinha Grande, foram novamente distinguidas com a Bandeira Azul para a época balnear de 2025.
O anúncio foi feito no passado dia 30 de abril pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), entidade promotora do galardão em Portugal.
A atribuição da Bandeira Azul reconhece o cumprimento de rigorosos critérios nas áreas da qualidade da água, gestão ambiental, segurança, acessibilidade e ações de educação ambiental. No total, são avaliados 33 critérios, dos quais 19 são obrigatórios.
A Câmara Municipal da Marinha Grande tem vindo a desenvolver, desde 2022, um trabalho contínuo de valorização das suas zonas balneares, com destaque para a monitorização da qualidade da água, implementação de melhorias infraestruturais e promoção de iniciativas de sensibilização ambiental.
O esforço técnico da autarquia tem permitido apresentar candidaturas bem-sucedidas ao programa nos últimos quatro anos consecutivos.
A cerimónia oficial de hastear das Bandeiras Azuis nas duas praias galardoadas decorrerá no início da época balnear, com data a anunciar brevemente.