A Câmara Municipal de Santiago do Cacém vai investir 191.108,42 euros na aquisição dos cadernos de fichas de atividades para o ano letivo de 2025/2026, medida que abrangerá todos os alunos matriculados nos agrupamentos escolares do concelho, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade.

Pela primeira vez, os estudantes do 5.º ao 12.º ano também serão contemplados com a oferta destes materiais pedagógicos. No total, serão distribuídos 15.086 cadernos, beneficiando 3.118 alunos.

Segundo a autarquia, esta iniciativa tem como objetivo garantir a igualdade no acesso ao ensino, complementando os manuais escolares gratuitos fornecidos pelo Estado e aliviando os encargos das famílias com a educação dos seus filhos.

Mais de dois milhões de euros para apoiar alunos e famílias

Este apoio integra-se num pacote mais alargado de medidas municipais na área da Educação, que, no conjunto, representam um investimento superior a dois milhões de euros.

Entre as medidas destacam-se:

  • A gratuitidade total ou comparticipada das refeições escolares, consoante o escalão de apoio;
  • Apoios financeiros para aquisição de material escolar e visitas de estudo;
  • A oferta integral dos passes escolares em transporte público;
  • A disponibilização de 46 circuitos especiais de transporte escolar desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico, independentemente do rendimento familiar.

Respostas públicas gratuitas e inclusivas para a infância

O Município assegura uma cobertura total da Rede Pública de Educação Pré-Escolar, com resposta em todas as freguesias, beneficiando 530 crianças/famílias.

Além disso, Santiago do Cacém é uma das poucas autarquias no país a oferecer gratuitamente as três valências das Atividades de Animação e Apoio à Família: receção, refeições e prolongamento de horário. Estas atividades funcionam 10 horas por dia (08h30 às 18h30), durante todo o ano letivo, incluindo pausas escolares, em 28 salas de 15 jardins de infância do concelho.

Infraestruturas escolares renovadas e bem equipadas

A autarquia tem investido significativamente na melhoria das condições físicas e tecnológicas dos estabelecimentos de ensino. Destacam-se:

  • A requalificação das Escolas Básicas n.º 1 de Ermidas-Sado, n.º 3 e n.º 4 de Vila Nova de Santo André;
  • Equipamentos atualizados nas salas de aula do 1.º Ciclo e do Pré-Escolar, com ar condicionado, quadros interativos e computadores com acesso à Internet;
  • Em curso, as obras de remodelação do Jardim de Infância de Ermidas-Sado, com um investimento superior a 140 mil euros.

A educação continua a ser uma prioridade estratégica para a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que reforça o seu compromisso com a criação de ambientes escolares inclusivos, modernos e de qualidade, para alunos, docentes e assistentes operacionais.