
Mais de 10 mil utentes com cobertura assistencial reforçada – Modelo de USF não existia no concelho e passa a garantir cuidados médicos contínuos
Entrou em funcionamento a nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Resende, permitindo que toda a população do concelho passe a dispor de cobertura assistencial com médico de família. Garantido fica, também, o atendimento em caso de doença aguda, através da modalidade de consulta aberta, no horário de funcionamento da USF.
A equipa multidisciplinar assegurará, ainda, atividade assistencial complementar a todos os cidadãos aos sábados, domingos e feriados.
Hugo de Sousa Lopes, Vogal do Conselho de Administração da ULSTS, afirma que “este é um passo muito importante na melhoria dos cuidados de saúde, porque a partir de agora os utentes não deixam de ser atendidos no caso de um profissional de saúde estar indisponível por algum motivo”. “A intersubstituição é uma das grandes mais-valias do modelo de USF e a população de Resende tem ganhos evidentes de qualidade assistencial”, conclui.
As mudanças agora em vigor permitem melhorar significativamente o acompanhamento e a prestação de cuidados de saúde dos grupos vulneráveis e de risco.
O edifício que recebe a unidade de S. Cipriano será requalificado com um investimento de 200 mil euros ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que permitirá melhorar as condições de segurança dos utentes e dos profissionais de saúde.
Estão previstas, também, obras de requalificação dos edifícios de Resende e S. Martinho de Mouros, a cargo do Município de Resende.
Com as mudanças no modelo de organização dos cuidados de saúde primários no concelho de Resende, os horários de funcionamento dos polos passam a ser os seguintes:
Edifício-sede da USF Resende: Segunda a sexta-feira, 8h – 20h
Pólo de S. Martinho de Mouros: Segunda a sexta-feira, 9h – 17h
Pólo de S. Cipriano: Terças e sextas-feiras, 9h – 17h
Fotografia: CM de Resende