
O Portal da Queixa já registou, durante o primeiro semestre de 2025, um total de 1.117 reclamações dirigidas à AIMA (Agência para a Integração, Migrações e Asilo), «um número que revela um crescimento contínuo das queixas ao longo dos meses, e a agudização da insatisfação dos cidadãos estrangeiros» refere o portal.
Segundo os dados do Portal da Queixa, o número de reclamações duplicou do primeiro trimestre para o segundo trimestre de 2025.
A variação mensal ao longo do ano mostra um aumento acentuado especialmente nos meses de abril, maio e junho, com picos de 225, 275 e 249 reclamações, respetivamente e a comparação entre o primeiro e o segundo trimestre de 2025, aponta também para um aumento superior a 100% nas reclamações (103,5%), passando de 368 para 749 ocorrências.
Os principais motivos das reclamações refletem as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos: atendimento inadequado ou ineficiente (31,07%), falhas técnicas e operacionais (26,23%), atrasos em processos e documentação (17,46%), dificuldades de agendamento e contato (15,94%), além de problemas com pagamentos e transações (6,62%).
Outros motivos reportados no Portal da Queixa incluem má conduta do pessoal e questões de segurança.
A página da AIMA no Portal da Queixa é reveladora da baixa performance do organismo na resposta aos problemas que lhe são reportados. Atualmente, apresenta um índice de satisfação pontuado em 18.1 em 100, regista uma taxa de resposta de 13.1% e uma taxa de solução de 13.8%.
A análise demográfica mostra que a maior parte das reclamações vem de Lisboa (34,65%), seguida pelo Porto (17,91%) e Setúbal (10,47%).