Um homem de 53 anos foi detido no dia 14 de maio pela Polícia de Segurança Pública (PSP) da 5.ª Divisão Policial, após ser suspeito de praticar o crime de roubo por esticão na freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa.

A detenção ocorreu depois de a PSP ser acionada para o local, após um alerta de um crime em andamento, de acordo com as autoridades, o suspeito abordou uma mulher que estava a tocar piano na estação de metro e, aproveitando-se da distração da vítima, colocou a mão no bolso das calças dela, retirando-lhe o telemóvel.

A vítima resistiu ao roubo, mas o homem reagiu com violência, empurrando-a antes de fugir do local.

Após o incidente, a vítima, utilizando a função de localização do seu telemóvel, conseguiu determinar a posição do aparelho, com a ajuda de vigilantes da estação, a mulher conseguiu localizar o suspeito, que foi reconhecido sem margem para dúvidas.

O homem, de forma voluntária, devolveu o telemóvel, que foi avaliado em cerca de 600 euros.

A PSP confirmou os detalhes junto da vítima, e o suspeito foi detido no local, o indivíduo foi posteriormente conduzido para as instalações da 5.ª Divisão Policial, onde foi submetido a interrogatório judicial.

O tribunal determinou que o homem fosse sujeito à medida de coação de apresentações diárias.

Este incidente evidencia a eficácia da colaboração entre a vítima, os vigilantes e a PSP na resolução rápida de um crime de roubo na via pública.