As estruturas concelhias do PSD e do CDS-PP de Santarém oficializaram, esta quinta-feira, uma coligação para as próximas eleições autárquicas no concelho. O acordo foi assinado por João Teixeira Leite, presidente da Concelhia social-democrata, e Pedro Melo, líder local dos centristas.

A coligação visa reforçar o projecto político em curso no concelho, com um foco declarado na transformação e desenvolvimento de Santarém. Em comunicado, os dois partidos referem que a união assenta em princípios de “responsabilidade, proximidade e compromisso com os cidadãos”.

O entendimento agora alcançado pretende dar continuidade ao trabalho conjunto que, segundo as estruturas locais, tem sido marcado por uma “comunhão de valores e de objectivos” nas últimas legislaturas. As áreas de actuação prioritárias incluem a valorização do território, a melhoria da qualidade de vida, o investimento público e privado, bem como a aposta em sectores como saúde, educação, habitação, segurança, cultura e desporto.

João Teixeira Leite sublinha a ambição do projecto: “Queremos unir esforços para que Santarém continue a avançar e a reforçar a dinâmica que actualmente está a viver. A ambição que nos move convoca todos os scalabitanos a abraçarem esta visão de futuro”.

Já Pedro Melo destaca a solidez da parceria, alicerçada em “boas relações políticas e pessoais entre os dois partidos, tanto a nível local como nacional”, e numa “convergência de perspectivas quanto ao que é necessário fazer pelo desenvolvimento económico e social do concelho”.

Entre os objectivos da coligação está também o reforço da influência junto do Governo, no sentido de captar investimento estratégico e consolidar o papel de Santarém como capital de distrito com relevância crescente no panorama nacional.

A nova coligação entre PSD e CDS-PP será, assim, a plataforma de candidatura conjunta às próximas autárquicas, apresentando-se como uma alternativa “mobilizadora” e “dinâmica” para liderar os destinos do concelho.