
A Câmara de Santarém vai proceder à aquisição de um edifício devoluto junto à estação de comboios de Santarém, na Ribeira de Santarém, para criar uma bolsa de estacionamento e um parque de habitação pública. A compra vai custar aos cofres do município uma soma a rondar os 740 mil euros.
Segundo o presidente da autarquia, João Leite, este é um projeto a curto e a médio-longo prazo, ou seja, com dois momentos distintos. Para já o terreno com cerca de 19 mil metros quadrados vai dar resposta às necessidades de estacionamento junto à estação ferroviária que aumentaram drasticamente desde janeiro, segundo o autarca, que justifica essa necessidade com o aumento da procura pelo comboio como meio de transporte para fora do concelho pela criação do passe verde. Esta bolsa de estacionamento vai, num curto espaço de tempo criar mais cerca de 100 lugares de “estacionamento informal”.
Numa segunda fase, serão criadas cerca de uma dúzia de casas de habitação pública para arrendamento a custos controlados direcionado aos jovens do concelho e mais cerca de 150 lugares.
A aquisição do imóvel vai contar com financiamento do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana já que vai integrar a Estratégia de Habitação Local. Na próxima reunião de Câmara vai ser votada uma adenda que permite que o próximo executivo eleito a 12 de outubro tenha como opção fazer o pagamento do imóvel através de investimento financeiro ou através de permuta.