
A formação promovida pela APAV e pela YSL Beauty no âmbito do programa internacional «Abuso Não é Amor» impactou, no primeiro semestre de 2025, um total de 3.247 jovens em Portugal. A iniciativa, que visa prevenir comportamentos abusivos nas relações de namoro, foi levada a cabo através de 108 sessões realizadas em escolas de todo o país.
O Norte foi a região com maior número de ações, contabilizando 37 sessões (34%) e 1.523 alunos formados. Seguiu-se a região de Lisboa e Vale do Tejo com 34 sessões (31,5%) e 1.047 participantes (32,2%). No Algarve, realizaram-se 23 sessões, enquanto no Alentejo e Centro tiveram lugar 14 formações que envolveram 301 jovens.
O programa resulta de uma parceria entre a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a marca YSL Beauty, do grupo L’Oréal, e tem como objetivo a educação precoce para o reconhecimento dos sinais de abuso nas relações íntimas. Desde 2021, já foram formados mais de quatro mil jovens em território nacional.
A nível global, a iniciativa «Abuse is Not Love» foi lançada em 2020 e está atualmente ativa em mais de 25 países, tendo formado diretamente mais de 1,3 milhões de pessoas com o apoio de 40 organizações não-governamentais. O investimento global ultrapassa os 5,2 milhões de euros.
A campanha «Não lhe Chames Amor», lançada em março de 2025 e integrada neste programa, recebeu distinção internacional ao vencer na categoria «Brand Purpose» nos prémios Cannes Lions. A peça publicitária procurou sensibilizar o público para os sinais de abuso no namoro, entre os quais se destacam atitudes como ignorar, controlar, humilhar, manipular, isolar, violar a privacidade, intimidar, sentir ciúmes e fazer chantagem.
A iniciativa pretende formar dois milhões de pessoas em todo o mundo até 2030, com foco na consciencialização, na educação, na formação de equipas internas e no apoio a organizações locais dedicadas à prevenção da violência nas relações.