
A Polícia Judiciária deteve esta quinta-feira (04/09), em Cascais, um cidadão português, condenado no Brasil a uma pena de prisão de 27 anos e três meses pela prática do crime de Tráfico de Estupefacientes.
A detenção ocorre na sequência da emissão de um mandado de detenção internacional (MDI), emitido pelas autoridades judiciárias brasileiras, em julho de 2025, altura em que esta Polícia iniciou de imediato diligências para a sua localização tendo em vista o cumprimento do mandado.
Os factos remontam a setembro de 2005, pertencendo o agora detido a uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas.
O grupo constituído por elementos de diversas nacionalidades operava nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Goiás, sendo responsável pelo envio de grandes quantidades de produto estupefaciente para a Europa, particularmente Portugal e Espanha, transportado dissimulado em tripas bovinas congeladas exportadas do Brasil.
O detido fazia parte do grupo principal encarregado de centralizar e coordenar as atividades ilícitas, sendo as suas responsabilidades ao nível aquisição das tripas bovinas, utilizadas para esconder as drogas, e também à criação de empresas de exportação e importação.
Na altura foi aprendido a quantidade 1.691 Kg de cocaína.
O visado irá ser presente ao Tribunal da Relação de Lisboa, para aplicação de uma medida de coação.