Estão abertas até ao próximo dia 12 de maio as candidaturas aos Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques 2025, uma iniciativa promovida pela Fundação AIP, no âmbito do Portugal Smart Cities Summit, o maior evento nacional dedicado às cidades do futuro, que se realiza de 3 a 5 de junho na FIL – Parque das Nações, em Lisboa.

Lançados em 2023, os prémios têm como objetivo reconhecer e valorizar projetos que contribuem para a construção de cidades mais inteligentes, sustentáveis, inclusivas e conectadas.

Em 2025, a iniciativa alarga o seu âmbito de participação, passando a incluir empresas, além de Comunidades Intermunicipais, Municípios e Juntas de Freguesia, que podem candidatar projetos de inovação já implementados.

Segundo Ana Quartin, gestora do evento, “estes prémios assumem um papel estratégico ao reconhecer projetos que elevam a qualidade de vida nas cidades, valorizando o envolvimento ativo dos municípios como motores da transformação urbana’

A gestora tambem destacou o papel fundamental das empresas na criação e implementação de soluções tecnológicas e sustentáveis, “promovendo sinergias que podem servir de inspiração para outras regiões e acelerar a transição para cidades verdadeiramente inteligentes.”

As categorias a concurso em 2025 são as seguintes:

  • Neutralidade Carbónica – Projetos locais que contribuam para as metas de descarbonização da UE (neutralidade carbónica até 2050).
  • Mobilidade – Estratégias que promovam o uso do transporte público, mobilidade ativa e suave, em detrimento do transporte individual.
  • Espaço Público – Iniciativas que criem espaços urbanos centrados no bem-estar, na interação social e na criação de comunidades.
  • Inclusão Social – Projetos que estimulem mudanças de comportamento em prol da saúde e bem-estar geral, com atenção aos grupos vulneráveis.
  • Transformação Digital – Ações de digitalização das autoridades locais para melhorar a eficiência organizacional e os serviços públicos.
  • Reabilitação Urbana Sustentável e Inteligente – Projetos de renovação de áreas urbanas com impacto positivo ambiental, social e económico.

As candidaturas devem ser submetidas online através do site oficial: https://portugalsmartcities.fil.pt

A avaliação dos projetos será feita por um júri presidido pelo Professor Doutor Miguel de Castro Neto, diretor da NOVA IMS, e composto por especialistas de referência na área das Smart Cities.

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no dia 3 de junho de 2025, na FIL – Parque das Nações, durante o Portugal Smart Cities Summit.

O evento conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República e o apoio institucional do Ministério do Ambiente e Energia.

Para mais informações, os contactos disponíveis são:
ana.neves@ccl.fil.pt
helena.costa@ccl.pt