A Ponte de Arame, que liga Amarante e Celorico de Basto, será inaugurada no próximo dia 1 de março. A cerimónia de inauguração inclui uma celebração para assinalar a reabilitação deste marco patrimonial, que se aproxima dos 100 anos de existência.

A reabilitação da estrutura foi concluída no final de 2024 e contemplou a melhoria dos acessos de ambos os lados do rio, facilitando a mobilidade de turistas e visitantes. A obra foi realizada de forma tripartida pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), o Município de Amarante e o Município de Celorico de Basto.

Construída entre 1926 e 1927, a ponte tem 55 metros de extensão sobre o rio Tâmega, ligando as freguesias de Rebordelo e Arnóia, no lugar de Lourido. Está localizada próxima da Ecopista do Tâmega e da estação de Lourido, pelo lado de Celorico.

No início do século XX, a ponte desempenhou um papel relevante para a economia e mobilidade da região, permitindo a realização de transações comerciais e sociais entre as comunidades ribeirinhas. Com a reabilitação, a estrutura ganha uma nova função associada à promoção turística do território.

Além da ponte, a reabilitação da estação de Lourido contribui para a valorização da aldeia de Lourido, reforçando o interesse turístico da região.