
O cardeal Robert Francis Prevost foi hoje eleito pelo conclave do Vaticano como o novo Papa, assumindo o nome de Leão XIV.
Robert Francis nasceu em Chicago, nos Estados Unidos da América, em 1955, tem 69 anos de idade, e é bispo emérito de Chiclayo, no Peru.
Em 2023, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos, substituindo o cardeal Marc Ouellet.
É conhecido como o ‘pastor de duas pátrias’ devido à sua actuação missionária no Peru durante os anos 80 e pertence à Ordem de Santo Agostinho.
Actualmente, o Cardeal Prevost ocupa o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, uma posição estratégica que lhe permitiu conhecer profundamente a estrutura da Igreja e participar ativamente na nomeação de bispos ao redor do mundo.
Na sua primeira saudação aos milhares de pessoas na Praça de S. Pedro, o novo Papa dirigiu-se a todos em italiano, desejando «Que a Paz esteja com todos vós».
Presidente da República saúda novo Papa
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, já divulgou uma mensagem de felicitações ao Papa Leão XIV, na sequência da sua escolha para Chefe do Estado do Vaticano e Sumo Pontífice da Igreja Católica.
«O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa expressa a profunda alegria com que, em seu nome pessoal e em nome do Povo Português, saúda o Papa Leão XIV» indica a mensagem publicada no site da Presidência da República.
«O sucessor de Pedro é o Pastor de uma vastíssima comunidade, na qual se encontram inúmeros portugueses que têm a mais plena esperança na Sua palavra e no Seu magistério.
As felicitações dirigem-se igualmente à Igreja Católica universal e, em particular, à Conferência Episcopal Portuguesa, no momento em que se abre uma nova fase na sua vida, na qual serão aprofundadas as excelentes relações entre o Estado português e a Igreja.»