A Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva, em consórcio com a empresa SÍLABA, vai instalar 14 laboratórios STEAM nas 14 escolas básicas do 1.º ciclo do concelho de Paços de Ferreira.

Este projeto foi adjudicado na sequência de um concurso público internacional, no âmbito do Programa Norte 2030 – OP 5, com um financiamento de 660 mil euros (acrescido de IVA), e terá uma duração de seis meses a partir da assinatura do contrato em março de 2025.

A iniciativa visa implementar uma metodologia de aprendizagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), com foco no conceito de “aprender fazendo”, envolvendo conteúdos práticos e interdisciplinares.

O programa educativo STEAM abrangerá as disciplinas de Português, Matemática, Estudo do Meio, Inglês, Programação (Scratch), Artes e Desenho. Está prevista a utilização de recursos tecnológicos, como impressoras 3D, monitores PAD, computadores, tablets, kits de robótica, kits de eletricidade, microeletrónica, estúdios Stop Motion, pistolas de cola quente e kits de construção.

Está também incluído um curso de formação de 30 horas para professores e coordenadores das escolas envolvidas. O programa formativo contempla temas como programação e robótica na mobilidade urbana, modulação 3D, desafios elétricos, fotografia e vídeo, e plataformas robóticas com sensores.

Mais informações disponíveis em:

Fotografia: Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro