A Ovibeja foi distinguida com o Prémio Guardião da Biodiversidade Doméstica, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Recursos Genéticos Animais (SPREGA) e pela Revista Vida Rural. O galardão reconhece o trabalho desenvolvido na conservação, utilização e promoção dos recursos genéticos animais, com especial enfoque nas raças autóctones e respetivos produtos.

A cerimónia de entrega do prémio e diploma decorreu hoje, contando com a presença do Diretor Geral da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, Claudino Matos.

Esta distinção junta-se ao Prémio Cinco Estrelas Regiões – 2025, que a Ovibeja também conquistou este ano, na categoria de Festas, Feiras e Romarias.

A 41.ª edição da Ovibeja terá lugar entre 30 de abril e 4 de maio, no Parque de Feiras e Exposições de Beja. A edição deste ano inclui novos espaços temáticos, dirigidos a diferentes públicos, como uma Quinta Pedagógica, um Pavilhão dedicado à Caça, Natureza e Biodiversidade, uma Feira de Responsabilidade Social e a Feira da Tecnologia do Baixo Alentejo, integrada no Pavilhão de Inovação e Tecnologia.

A organização do certame é da responsabilidade da ACOS.