
O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde aprovou a abertura de concursos públicos para a instalação de postos farmacêuticos móveis nas localidades de Almograve e Colos, no concelho de Odemira.
A decisão resulta de um pedido apresentado pelo Município de Odemira e tem como objetivo assegurar o acesso da população local a medicamentos e produtos de saúde, através de um serviço farmacêutico de proximidade. Segundo o Infarmed, a instalação de novas farmácias nestas localidades não é possível, por não estarem reunidas as condições legais de capitação que permitem a abertura de unidades farmacêuticas fixas.
Os postos farmacêuticos móveis a instalar terão capacidade para dispensar medicamentos, incluindo os sujeitos a receita médica. De acordo com a informação transmitida pela autoridade do medicamento à autarquia, os concursos deverão ser lançados durante o ano de 2025, prevendo-se que os serviços entrem em funcionamento com a maior brevidade possível.
O Município de Odemira sublinha que esta medida integra a estratégia local de promoção da equidade no acesso aos cuidados de saúde e reforça o compromisso da autarquia com a melhoria da qualidade de vida da população do concelho.