
O navio NRP Sagres, da Marinha Portuguesa, irá navegar no próximo dia 9 de maio de 2025 junto ao parque eólico offshore flutuante WindFloat Atlantic (WFA), ao largo de Viana do Castelo.
O WindFloat Atlantic, em operação desde fevereiro de 2020, é o primeiro parque eólico offshore flutuante da Europa Continental.
Localizado ao largo de Viana do Castelo, este projeto inovador fornece energia limpa à rede elétrica portuguesa, utilizando plataformas flutuantes instaladas em águas profundas, até então inacessíveis à tecnologia convencional, aproveitando melhor os recursos eólicos disponívei
Este evento ocorrerá no âmbito das comemorações do 5.º aniversário do projeto liderado pela empresa Ocean Winds (OW), que é uma empresa internacional de energia eólica offshore, criada em 2020 como uma joint venture entre a EDP Renováveis e a ENGIE.
Com sede em Madrid, está presente em oito países e conta atualmente com 18,8 gigawatts de capacidade instalada, em construção ou em fase de desenvolvimento, nos principais mercados da Europa, Estados Unidos, Ásia, Brasil e Austrália.
A iniciativa WindFloat Atlantic integra o trânsito do navio em direção a Viana do Castelo, cidade que acolhe este ano as comemorações do Dia da Marinha.
O evento incluirá uma série de atividades a bordo do NRP Sagres, com destaque para uma visita ao parque eólico flutuante e sessões informativas sobre o projeto.
O programa tem início às 08h30, com embarque no Cais 1N, em Leça da Palmeira, seguido de boas-vindas, briefing de segurança e uma visita guiada ao navio, incluindo explicações sobre a história e missão do NRP Sagres.
Segue-se uma introdução ao projeto WindFloat Atlantic, uma visita ao próprio parque eólico, e uma sessão de perguntas e respostas com elementos da equipa da OW.
O desembarque está previsto para as 18h30, em Viana do Castelo.