
O novo veículo de classe M, categoria 2, foi apresentado oficialmente no dia 10 de fevereiro ao presidente da Câmara, André Martins, e obedece à rigorosa Norma Europeia 1846 — 1,2,3. O custo total da viatura ascendeu aos 334 mil euros, mais IVA. Segundo o comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS), David Domingues, esta aquisição é parte de um plano de modernização da frota, que enfrenta um desgaste constante devido às exigências diárias do serviço.
Entre as inovações que tornam este veículo um dos mais avançados do país, destaca-se a caixa de velocidades automática, uma novidade para a CBSS. A capacidade de transportar até seis operacionais, aliada a um arsenal completo de equipamentos para combate a incêndios, salvamento e desencarceramento, promete maior eficiência em cenários urbanos e industriais.
A viatura conta com agulhetas de alta pressão, extintores de CO₂, capacidade para geração de espuma de alta e média expansão e um carretel especial que permite trabalhar com pressões elevadas. Para operações noturnas, está equipada com um mastro de iluminação e um balão de luz. Adicionalmente, possui ventilador para injetar ar limpo ou extrair gases contaminados, motosserra, escada extensível, detetor de gás e câmara térmica, proporcionando aos bombeiros ferramentas essenciais para qualquer missão.
O tanque de água tem uma capacidade de 3.000 litros, garantindo um caudal de até 3.000 litros por minuto a 10 bar e 250 litros por minuto a 40 bar. Conta ainda com tanques de agente extintor, aumentando a eficiência no combate ao fogo.
No que diz respeito à segurança dos operacionais, a viatura está equipada com cinco aparelhos respiratórios isolantes de circuito aberto instalados na cabine e mais cinco de reserva, garantindo proteção adicional para situações de risco extremo.
Com este investimento, Setúbal reforça a sua capacidade de resposta a emergências, dotando os seus bombeiros de tecnologia de ponta para garantir maior segurança à população.