
O Município de Anadia aprovou, na reunião de executivo de 7 de maio, o projeto final do Regulamento do Alojamento Estudantil de Anadia (ALE Anadia), com o objetivo de estabelecer as condições de gestão e utilização do novo espaço destinado aos estudantes da cidade.
O Regulamento define os procedimentos para formalização das candidaturas, estabelece os critérios de admissão e seleção dos candidatos, além de estabelecer as normas de funcionamento, os direitos e deveres dos residentes e outras orientações essenciais para a boa gestão do alojamento.
O principal objetivo do projeto é garantir um alojamento acessível aos estudantes durante o período letivo, promovendo um ambiente propício ao bem-estar e ao desenvolvimento académico, pessoal e social.
O ALE Anadia estará situado no edifício do Colégio Nacional (antiga Escola Secundária de Anadia), que se encontra em processo de requalificação.
O projeto de requalificação está a ser financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), e prevê um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros, com as obras, previstas para serem concluídas até o mês de junho de 2025.
O novo alojamento contará com 36 quartos, dos quais quatro serão adaptados a utilizadores com mobilidade condicionada, oferecendo capacidade para acomodar 56 pessoas.
Esta infraestrutura destina-se a alunos de licenciaturas, mestrados e doutoramentos, visando responder às crescentes necessidades de alojamento estudantil na região.
Após a aprovação do projeto pelo executivo, o Regulamento será enviado à Assembleia Municipal para análise e aprovação, com uma sessão marcada para junho deste ano.