
O Município de Vila Viçosa decretou Luto Municipal nos dias 28 e 29 de julho de 2025, na sequência do falecimento do arquiteto Nuno Portas, natural da freguesia de S. Bartolomeu, em Vila Viçosa.
Nuno Rodrigo Martins Portas nasceu a 23 de setembro de 1934. Estudou arquitetura nas Escolas de Belas Artes de Lisboa e do Porto, tendo concluído a licenciatura em 1959. Iniciou a sua carreira no atelier de Nuno Teotónio Pereira, onde trabalhou até 1974.
Foi colaborador e diretor da revista Arquitetura, distinguido com o Prémio Gulbenkian de Crítica de Arte em 1963. Desenvolveu atividade como investigador no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, onde coordenou o Núcleo de Pesquisa de Arquitetura, Habitação e Urbanismo.
No ensino, lecionou nas Escolas de Belas Artes de Lisboa e do Porto, tendo estado ligado à fundação da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde foi Professor Catedrático a partir de 1989. Foi também professor convidado em diversas instituições europeias e sul-americanas, incluindo a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Em 1974, integrou os três primeiros Governos Provisórios como Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo. Entre outras medidas, promoveu a criação de cooperativas de habitação, do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL) e impulsionou os Planos Diretores Municipais. Em 1990, assumiu funções como vereador do Urbanismo na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
Enquanto arquiteto e urbanista, participou em diversos projetos em Portugal e no estrangeiro. Destacam-se, entre outros, o plano do campus universitário de Aveiro, o Plano Geral da Expo 98, o Planeamento Intermunicipal de Madrid, e colaborações em projetos urbanísticos em Barcelona, Santiago de Compostela, Rio de Janeiro e Cabo Verde.
Autor de várias publicações sobre teoria e crítica da arquitetura, foi agraciado com os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro e pelo Politécnico de Milão, e recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, bem como o Prémio Sir Patrick Abercrombie da União Internacional de Arquitetos.
Em outubro de 2012, foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural pelo Município de Vila Viçosa. Teve ainda um papel ativo na promoção da candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO.
A Câmara Municipal de Vila Viçosa associa-se ao pesar de familiares, amigos e da comunidade calipolense, destacando o legado cívico, académico e profissional do arquiteto Nuno Portas.