
A Câmara Municipal de Évora está a concluir esta semana a obra de reabilitação dos troços da Variante à cidade, num investimento global de 1,4 milhões de euros.
A intervenção visou melhorar a circulação rodoviária e pedonal, reforçando as condições de segurança e conforto para a população. A obra, executada por fases, foi motivada pelo estado de degradação do pavimento.
Na fase final, estão a ser realizadas marcações de sinalização horizontal no acesso da Variante à Rotunda da Lagril, prolongando a ecopista que se estende desde a Rotunda das Alcáçovas até à mesma rotunda, passando pela Rotunda do Sobreiro, junto ao espaço comercial Mercadona.
Com esta intervenção, é criada uma via pedonal e ciclável contínua, aproveitando a berma existente e a iluminação pública já instalada. O troço junto à empresa Tyco, no sentido Beja-Lisboa, passou a dispor de uma segunda via, permitindo maior fluidez do trânsito, tirando partido da sobrelargura da faixa de rodagem nesse local.
A circulação de peões e ciclistas nesta zona foi igualmente beneficiada, tendo em conta o aumento da procura desta via para deslocações às zonas comerciais e ao Parque Industrial.
O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, acompanhou os trabalhos no terreno, juntamente com técnicos municipais e o responsável pela obra.
Ficará por executar a ligação ciclável junto ao futuro parque logístico “Noites”, prevista no próprio projeto do parque e semelhante à solução adotada na zona comercial do Mercadona.