Montemor-o-Novo volta a acolher o Encontro Internacional de Marionetas, que se realiza entre 23 de maio e 1 de junho, com uma programação que inclui teatro de marionetas, performances, música, exposições e conversas. A 17.ª edição do evento tem como mote a liberdade e dá destaque ao teatro de objetos.

A programação internacional inclui companhias da Bélgica, França, Croácia, Chéquia e Suíça. A abertura do festival fica a cargo da companhia francesa Karyatides com o espetáculo Les Misérables, nos dias 23 e 24 de maio, no Cineteatro Curvo Semedo. Nos dias 25 e 26, sobe ao mesmo palco a companhia belga Petites Perceptions com Ici et Là, com sessões para o público geral e escolar.

A 29 de maio será apresentada Screenagers V.2, uma coprodução da companhia francesa Premier Stratagème com a croata Omnibus. No dia 31, o Dafa Theatre, da Chéquia, apresenta War Maker, baseado na história do artista palestiniano Karim Shaheen. A encerrar o festival, a 1 de junho, a companhia suíça Frau Trapp apresenta Five Lines, um espetáculo de micro teatro e cinema ao vivo.

No panorama nacional, estão previstas duas estreias absolutas: uma performance de circo contemporâneo e escultura da artista Filipa Madeira, vencedora da Bolsa de Novas Criações do Alentejo, e uma apresentação do INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo. Integram ainda a programação as companhias Mãozorra, Teatro de Ferro, Asta Teatro, Limite Zero, Marionetas Rui Sousa, Mefisteatro, Lafontana, e os artistas Lewis Seivwright, Joana Mário e André Murraças.

Para além dos espetáculos, estão agendadas conversas com artistas, oficinas artísticas para escolas e um workshop de manipulação de objetos dirigido pela companhia Karyatides. A biblioteca itinerante Aletria, da associação Casa Invisível, estará também presente na escola básica de Montemor-o-Novo.

O evento é promovido pela associação cultural Alma d’Arame.