
Problemas verificados no passado decresceram significativamente. Processo está a correr melhor este ano.
Às portas de um novo ano letivo, o Portal da Queixa avaliou o nível de satisfação dos consumidores – pais e encarregados de educação -, sobre os manuais escolares gratuitos, disponibilizados em vouchers, através da plataforma MEGA. Os dados indicam que o processo está a correr melhor este ano, verificando-se uma descida de 57% no número de reclamações, face ao ano anterior.
Segundo os dados analisados, desde o início de 2025 e até 27 de agosto, o Portal da Queixa recebeu um total de 233 reclamações dirigidas ao setor da educação relacionadas com manuais escolares e com incidência na plataforma MEGA – Manuais Escolares Gratuitos que disponibiliza os vouchers que dão acesso aos livros. No mesmo período de 2024, o volume de ocorrências contabilizado sobre este tema foi de 539, verificando-se uma diminuição de 57% no número de ocorrências este ano.
Entre os principais motivos de reclamação reportados por pais e encarregados de educação relacionados com o tema analisado estão: problemas na entrega ou material danificado (24,89%); dificuldades em aceder à plataforma MEGA (10,73%) e problemas com os vouchers (5,15%).
Já uma análise mais abrangente sobre problemas gerais com manuais escolares e material escolar apontou as entidades e marcas mais visadas este ano. O Ministério da Educação lidera com 43,35% das reclamações. Seguem-se a Note com 12,88% dos casos e a Wook a absorver 10,30% das queixas. Figura em quarto lugar a Staples (7,73%), seguida da Bertrand Livreiros (5,15%). Já a plataforma MEGA reúne apenas 4,29% das ocorrências registadas este ano.
De referir que, para a análise foram consideradas queixas relacionadas com as subcategorias: “MEGA – Manuais Escolares Gratuitos”, “Ministério da Educação” e as subcategorias “Livrarias” e “Material de escritório e consumíveis”.