Na manhã da passada segunda-feira, dia 21 de abril, um bebé nasceu no corredor da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR), vulgarmente conhecida como Hospital do Barreiro, depois de a mãe, grávida de termo, ter dado entrada sozinha na urgência geral da unidade, sem primeiro ligar ao SNS.

De acordo com o relato divulgado nas redes sociais, a utente aguardava, que o bloco de partos abrisse às 9h00, quando entrou mais cedo do que se previa em trabalho de parto no corredor da urgência e acabou por dar à luz ajoelhada no chão do hospital.

O parto foi realizado pela propria mãe, e posteriormente foram assistidos por uma enfermeira e encaminhados para o bloco de partos.

Segundo o mesmo relato, o bebé foi levado em primeiro lugar e, apenas depois, uma maca foi trazida para transportar a mãe.

A ministra da Saúde reagiu ao caso, afirmando que a mulher “já se encontrava em observações”, mas reconheceu que o parto acabou por ocorrer mais rapidamente do que o previsto, e garantiu ainda que a situação será alvo de uma averiguação mais detalhada.

Ainda foi referido que profissionais de saúde especializados, encontram -se permanentemente prontos a dar resposta a necessidades internas e emergências, tal como foi necessário nesta segunda-feira

Apesar do incidente, mãe e bebé encontram-se bem. A criança nasceu com 3,400 kg.