Na quinta-feira, 24 de outubro, o Pavilhão Desportivo de Meinedo foi palco da I Edição dos Jogos Sem Fronteiras Sénior, uma iniciativa promovida pela Comissão Integrada para o Idoso e Adulto Dependente (CIIAD), que reuniu seniores de Lousada em atividades de convívio e recreação inspiradas no tema “As Vindimas”. O evento visou fortalecer o desenvolvimento social e a interação entre os idosos, promovendo momentos de alegria e reencontro.

Durante o dia, os seniores participaram em vários jogos tradicionais, incluindo a colheita das uvas, pisar das uvas no lagar, encher cubas e engarrafar e provar o vinho, atividades que trouxeram à memória de muitos participantes as tradições das vindimas. A vereadora da Ação Social, Dra. Maria do Céu Rocha, elogiou o evento, considerando-o “muito positivo”: “Foi escolhido um tema que diz muito a este público: as vindimas. Muitos destes seniores viveram na sua infância e juventude o ambiente das vindimas, e alguns ainda o vivem”.

Para a Dra. Maria do Céu Rocha, a animação constante dos participantes comprova que “os idosos só o são no Cartão de Cidadão. Têm um espírito jovem, e com estes momentos de convívio e alegria, os objetivos da CIIAD, como a promoção da qualidade de vida e integração na comunidade, ficam completamente cumpridos”.

A equipa vencedora foi a do Movimento Sénior de Nevogilde, seguida pelo Movimento Sénior de Lustosa e pelo Movimento Sénior da Ordem. No total, mais de 90 participantes, incluindo membros da ACIP e da Santa Casa da Misericórdia de Lousada, contribuíram para o sucesso desta primeira edição dos Jogos Sem Fronteiras Sénior.

Sobre a CIIAD

Criada em 2009, a Comissão Integrada para o Idoso e Adulto Dependente (CIIAD) promove o envolvimento comunitário para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos seniores de Lousada. Sob a liderança da Rede Social de Lousada e com a Santa Casa da Misericórdia de Lousada como entidade executora, a CIIAD trabalha em parceria com a Segurança Social, a Câmara Municipal de Lousada e várias entidades de solidariedade social, promovendo ações que respeitam os direitos dos idosos e incentivam a sua participação ativa na comunidade.