No dia 14 de abril, ontem, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou a atribuição de um terreno, em direito de superfície por 90 anos, para a construção de um edifício de 18 habitações no Lumiar à Cooperativa Jovens Habitam Lisboa CRL, no âmbito do Programa Cooperativas 1.ª Habitação Lisboa.

A adjudicação agora aprovada decorre de um concurso público, lançado em setembro de 2024, no âmbito de promover a construção de habitação própria, sem fins lucrativos.

“A habitação continua a ser a nossa principal prioridade do mandato. Este é mais um caminho que queremos trilhar para aumentar a oferta de habitação acessível na cidade de Lisboa. Os passos continuam a ser percorridos para que o Programa de Cooperativas 1.ª Habitação Lisboa continue a ser desenvolvido e, neste caso em concreto, possa avançar na freguesia do Lumiar”, sublinha presidente da CML, Carlos Moedas.

Depois de mais de 25 anos sem lançar terrenos municipais para habitação cooperativa, a vereadora da Habitação, Filipa Roseta, felicita o novo passo para a concretização do programa Cooperativas 1.ª Habitação Lisboa destinado a construir casas para a vida pelo valor de construção.

O Município tem outros terrenos prontos a lançar em breve para cooperativas, sendo que a Carta Municipal de Habitação prevê que se possa chegar a 500 habitações.

O programa Cooperativas 1.ª Habitação Lisboa destina-se a garantir que famílias e jovens com rendimentos intermédios acedam a habitação própria de qualidade, num local central da cidade e próximo de transportes, a preços de construção.