O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) conquistou, este domingo, a 78.ª edição da Volta à Romandia, ao terminar em segundo lugar no contrarrelógio individual da quinta e última etapa da prova, realizada em Genebra, deste modo Almeida celebra a sua segunda vitória consecutiva em uma corrida do WorldTour por etapas.

Em Genebra, foi vencido pelo belga Remco Evenepoel (Soudal QuickStep), que concluio os 17,1 quilómetros com um tempo de 20.33, enquanto Almeida completou o percurso em 20.45 minutos.

Apesar da derrota na etapa, o português conseguiu manter a liderança da geral final da competição, terminando com um tempo acumulado de 16:50.44 horas, o que lhe garantiu uma vantagem de 26 segundos sobre o francês Lenny Martinez (Bahrain-Victorious) e 41 segundos sobre o australiano Jay Vine, seu companheiro de equipa.

Este triunfo na Volta à Romandia segue-se à vitória na Volta ao País Basco, que Almeida conquistou no mês de abril, e marca o segundo sucesso consecutivo do ciclista luso em uma prova do WorldTour em 2025.

Ao longo da temporada, o ciclista de 26 anos, natural de A-dos-Francos (Caldas da Rainha), também venceu duas etapas na prova basca e uma das tiradas do Paris-Nice, um início de ano repleto de resultados positivos.

Este é o 18.º triunfo da carreira de João Almeida como profissional e adiciona à sua lista de vitórias importantes a ‘Itzulia’ deste ano, a Volta ao Luxemburgo e a Volta à Polónia, ambas conquistadas em 2021.

Agora, com a vitória na Volta à Romandia, o foco do ciclista português segue para a Volta à Suíça, onde terminou na segunda posição em 2024, e posteriormente para a Volta a França.