A rentabilidade bruta da compra de habitação para arrendamento em Évora foi de 6,1% nos primeiros três meses de 2025, segundo dados divulgados pelo portal idealista. Este valor coloca a capital de distrito alentejana acima da rentabilidade obtida em mercados como Lisboa (4,7%), Faro (5,5%) ou Porto (5,7%).

A nível nacional, a rentabilidade média situou-se nos 7,2%, valor ligeiramente inferior ao registado no mesmo período de 2024 (7,3%), mas superior à verificada em 2023 (6,6%) e 2022 (5,6%).

No Alentejo, os dados para outras capitais de distrito não foram discriminados no relatório. Ainda assim, Évora surge com uma rentabilidade competitiva quando comparada com outras zonas do país, posicionando-se à frente de cidades como Setúbal (5,4%) e Funchal (5,3%).

O estudo indica ainda que, no conjunto do território nacional, os ativos comerciais continuam a apresentar rentabilidades superiores à habitação: os escritórios rendem 8,3%, as lojas 8,4% e as garagens 5,7%.

A análise do idealista tem por base a divisão do preço de venda pelo valor de arrendamento anunciado no mercado, permitindo aferir a rentabilidade bruta dos imóveis disponíveis para investimento.