Segundo um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o alerta foi dado por volta das 15h00, quando o sistema de segurança do hotel deteou a presença de fumo nas zonas subterrâneas do edifício, que conta com cinco pisos abaixo do solo.

Fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa revelou ao mesmo órgão de comunicação que a origem do foco de incêndio esteve relacionada com a ação de uma pessoa em situação de sem-abrigo. A entrada de fumo na ventilação ativou o sistema de alarme e mobilizou um reforço de meios por precaução.

Apesar da preocupação inicial, “a ventilação cumpriu a sua função” e, conforme indicado pelo hotel, não foi necessário proceder à evacuação do edifício.

A rápida atuação da equipa de intervenção interna do hotel, em articulação com os Sapadores Bombeiros de Lisboa — que se deslocaram ao local com 39 operacionais e 11 viaturas — permitiu controlar e extinguir as chamas de forma célere.

O incidente não comprometeu a operação do hotel, que continuou a funcionar normalmente, sem impacto para hóspedes ou colaboradores.