foto ilustrativa

Na sequência do incêndio que atingiu esta manhã duas lojas de produtos chineses, em Aljustrel, no distrito de Beja, deixou seis pessoas desalojadas, segundo o avançado à Lusa pelo presidente do município.

Segundo, Carlo Teles, presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, as habitações dos desalojados, o primeiro andar não atingido pelas chamas, contudo “o fogo danificou infraestruturas, nomeadamente os esgotos”.

“Os dois apartamentos ficaram também sem condições de habitabilidade devido aos fumos”, relatou.

O autarca relatou ainda que uma família de cinco elementos foi realojada em casa de amigos, quanto à outra pessoas, que vive sozinha, também já se encontra realojada.

“Pensamos que, dentro de alguns dias, as pessoas possam voltar a casa”, contudo terá de ser realizada uma “avaliação a nível estrutural” do edifício danificado pelo incêndio, acrescentou.

Um homem, com cerca de 50 anos e dupla nacionalidade portuguesa e francesa, foi detido por militares da Guarda, por suspeitas de fogo posto, após ter sido “retido pela população” no local.

O detido foi conduzido ao posto de Aljustrel, segundo adiantou uma fonte da GNR à agência Lusa.

No combate às chamas estiveram envolvidos bombeiros de várias corporações do distrito de Beja, a GNR e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), um total de 58 operacionais, apoiados por 23 veículos, incluindo uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER).