
Livros e poemas, mobiliário e equipamento digital, homenagens e reconhecimentos: a inauguração da remodelada biblioteca da Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste, nesta terça-feira, 9 de janeiro, mobilizou alunos, professores, empresários e autoridades locais, numa convergência sobre a importância da leitura e das literacias no desenvolvimento pessoal e social.
A diretora do Agrupamento, Luísa Lopes, garantiu o compromisso no reforço da biblioteca como espaço de conhecimento, nomeadamente através da criação de equipa multidisciplinar e do reconhecimento da biblioteca como elemento fundamental do projeto educativo.

O professor bibliotecário, Luís Ângelo Fernandes, salientou o investimento próximo dos 25 mil euros na remodelação das instalações, aquisição de mobiliário, aumento do fundo documental e apoio a projetos, que têm galvanizado a comunidade educativa, valorizando o trabalho de equipa para a causa comum da leitura.

Por sua vez, Rui Festa, coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares, entidade que financiou parte do investimento, congratulou-se com a dinâmica de promoção da leitura e pelo envolvimento de todos os parceiros, especialmente dos alunos, principais destinatários das políticas educativas, enquanto António Augusto Silva, vereador da Educação da Câmara de Lousada, sublinhou a participação da autarquia no projeto de modernização da escola.

A leitura de poemas por vários alunos antecedeu um momento de convívio que ajudou a consolidar dinâmicas e perspetivar novas iniciativas.
As obras de requalificação, integradas na intervenção geral na escola, constaram de pintura e revestimentos, pavimento, aquecimento, alteração das caixilharias, estores, portas e iluminação, ficando ainda a biblioteca dotada de mobiliário com nova linha estética, mais equipamento digital e de um aumento de cerca de dois milhares de livros e de novas publicações periódicas.

A escola, com cerca de 500 alunos, 106 professores e 25 assistentes operacionais, e sede de um agrupamento com mais de 1200 alunos, foi a vencedora da 1.ª edição do Prémio Escola Amiga da Criança, através do Projeto República de Jovens.