
Recentemente surgiu um vídeo nas redes sociais que colocou a nu uma situação que chocou o país, uma idosa amarrada à cama, coberta de formigas e com feridas abertas, vítima de negligência, num lar em Boliqueime, concelho de Loulé. Contudo este não é o único caso.
Em reportagem a CNN Portugal mostra imagens chocantes de outros utentes em evidentes e semelhantes situações de negligência. Nas imagens é possível ver um idoso, abandonado no chão, em cima da terra. Noutra consta uma mulher deitada na cama sem tomar banho há dias.
Em declarações à CNN Portugal uma antiga funcionário do lar revela alguns episódios relacionados com o tratamento prestado aos utentes.
A mulher revela que a alimentação dos idosos integrava iogurtes foram do prazo de validade, acrescentando que muitas vezes passavam dias sem tomar banho e que as visitas era feitas em salas : “Eles não têm interesse que se entre lá para dentro. Porque depois as pessoas começam a aperceber-se de muita coisa”.
“Choca-me só haver uma enfermeira que não tem substituição. Ninguém a substitui nas folgas, nas férias. No caso deste vídeo, ela teve uma baixa programada, por uma cirurgia, e não foi substituída”, relatou.
De momento, está em curso um inquérito no Ministério Público que pretende apurar responsabilidades neste caso gravoso de negligência.