
A Unidade Funcional de Cirurgia de Ambulatório do Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre, iniciou um novo modelo de consultas de enfermagem pré-operatória, no âmbito do projeto «Cirurgia de Ambulatório +Perto», em parceria com os Centros de Saúde da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA), EPE.
A iniciativa arrancou a 1 de abril, no Centro de Saúde de Ponte de Sor, concelho mais distante do hospital de referência. O objetivo é reduzir as deslocações dos utentes e facilitar o acesso aos cuidados de saúde, através da utilização da telemedicina. O projeto prevê a realização de consultas de enfermagem remotas, realizadas a partir da equipa do hospital de Portalegre, com os utentes a permanecerem nos respetivos centros de saúde.
Durante a consulta, o utente é acompanhado remotamente pela equipa de enfermagem e realiza, no centro de saúde, exames complementares de diagnóstico. Recebe ainda esponjas para o banho pré-cirúrgico e um folheto informativo.
A Unidade de Cirurgia de Ambulatório, localizada no 3.º piso do hospital de Portalegre, funciona das 8h00 às 20h00 e presta cuidados a doentes que necessitam de intervenção cirúrgica com permanência hospitalar inferior a 24 horas.
Os doentes elegíveis para cirurgia de ambulatório devem reunir determinados critérios, nomeadamente ter um cuidador que os acompanhe nas primeiras 24 horas após a cirurgia, dispor de meio de transporte individual e contacto telefónico acessível. O processo inclui diversos momentos de contacto com a equipa de enfermagem, tanto presenciais como à distância.
A ULSAA pretende alargar esta modalidade a outras localidades do distrito, tendo em conta as distâncias significativas na região e os custos associados às deslocações, como transporte, alimentação e perda de dias de trabalho ou férias. O novo modelo visa melhorar a preparação pré-operatória e a experiência do doente e sua família.