No âmbito do seu plano anual de percursos pedestres, a Herdade da Contenda realiza no próximo sábado, 17 de maio, mais uma caminhada interpretativa: “Do Murtigão à Tomina”, com partida marcada para as 09:00, a partir do Monte do 25.

Este percurso, de forte valor natural e histórico, conduz os participantes até ao Convento da Tomina, fundado pelo Padre Manuel de Jesus Maria. Apesar do avançado estado de degradação, o edifício de xisto continua a impressionar pela sua beleza e pelas memórias que encerra. O convento é um marco da permanência de eremitas na região durante mais de 150 anos, estando na origem do culto a Nossa Senhora das Necessidades da Tomina.

Ao longo do caminho, será possível observar a rica paisagem, bem como a fauna e flora da Contenda. Junto à Ribeira de Pais Joanes, os visitantes poderão ainda descansar numa zona marcada pela presença de uma antiga horta conventual, onde subsistem uma nora bem preservada e árvores de fruto, como nogueiras e figueiras.

As inscrições decorrem até sexta-feira, 16 de maio, através do email geral@herdadedacontenda.pt, do telefone 285 965 421 ou diretamente no site www.herdadedacontenda.pt.

Mais do que uma caminhada, esta é uma viagem ao coração da história e da natureza do concelho de Moura.