
O Vaquinha é um gato cuja vida já dava direito a um livro. Salvo de dois incêndios, um em Azeitão na década anterior e outro mais recente, nos grandes incêndios de Palmela, é um verdadeiro sobrevivente.
Mas depois de tudo o que já passou, o Vaquinha teve agora de lutar contra um cancro extremamente raro: hemangiossarcoma.
«Só existem dois casos descritos na literatura em gato» explica Suzel Costa, da Associação 1.618 – Dignidade Animal, sedeada em Setúbal.
«Em março deste ano uma massa começou a aparecer no olho do Vaquinha, ao que tudo indicava ser um tumor. A operação correu muito bem, a terceira pálpebra foi removida e foi efetuada uma análise histológica da massa.
Perante este cenário marcamos consulta no Hospital do Atlântico onde nos explicaram que apesar da gravidade do mesmo, o facto de ser na pele da pálpebra, pode ser uma bênção, e que o índice mitótico é pouco elevado.»
No entanto para garantir que o olho do Vaquinha está livre de perigo, é necessário realizar um TAC, que também tem de analisar o pulmão e a cavidade abdominal «para podermos respirar e ele mais uma vez sobreviver».
Os exames já foram marcados, dada a urgência da situação do Vaquinha, mas é necessário angariar os 400€.
«Se nos poderem ajudar agradecemos de coração! Ao contrário de quem o resgatou do primeiro incêndio não os deixamos jamais para trás.»
Dados para donativos:
IBAN: PT50 0036 0269 9910 0029 4130 2
MBWAY: 965 557 574
PayPal: https://www.paypal.com/donate?hosted_button_id=9L38HRB5JL4YS