Pela primeira vez, o Concurso “Cidades do Vinho”, o maior concurso enológico de Portugal, será realizado em um território insular.

A cidade de Madalena, na Ilha do Pico, recebe a edição deste ano do evento, que reunirá mais de 300 vinhos de todo o país para avaliação por um júri de 30 especialistas, com a competição decorrendo nos dias 10 e 11 de maio, e será uma vitrine para a vitivinicultura açoriana e o potencial turístico da região.

A realização do concurso na Madalena é um marco para a promoção da região, que tem investido fortemente na fileira do vinho e da vinha, segundo Catarina Manito, presidente da Câmara Municipal da Madalena, a escolha do município para sediar o evento é um reflexo da qualidade dos vinhos e do trabalho realizado pelo município na valorização da vitivinicultura.

“A Madalena foi escolhida entre os 150 municípios da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), o que destaca os nossos vinhos, produtores e o alcance dos esforços da autarquia para promover a cidade como a Capital dos Açores da Vinha e do Vinho”, afirmou Manito.

O concurso não se limita à avaliação de vinhos. Além das provas, o evento inclui uma forte componente enoturística, com visitas aos Municípios envolvidos na candidatura açoriana a Cidade Europeia do Vinho, permitindo que o júri e os participantes conheçam de perto os vinhos e o território açoriano.

A presença da Madalena no circuito nacional de enoturismo e o impacto deste evento de grande visibilidade são parte do esforço para projetar a região além fronteiras, atraindo mais visitantes e consolidando a oferta enológica da cidade.