
Esposende acolheu, ontem, dia 9 de maio, a primeira edição do Torneio AEC de Xadrez, um evento que envolveu 74 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio.
A competição, que teve lugar no Pavilhão Fernando Cepa (Centro Social de Mar), foi organizada pela Cooperativa Múltipla Escolha em parceria com o Município de Esposende e o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio.
O torneio, que decorreu no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades como raciocínio lógico, concentração e respeito pelas regras, competências fundamentais no processo de formação integral dos estudantes.
O evento destacou-se pelo espírito de convívio, entusiasmo e fair play entre os participantes, muitos dos quais tiveram o seu primeiro contato com a vertente competitiva do xadrez.
Alexandra Vilar, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Esposende, destacou a importância do torneio na promoção de um ambiente saudável e competitivo, envolvendo as comunidades locais, sublinhando ainda os benefícios do xadrez nas AEC, como a melhoria das habilidades cognitivas e a promoção da interação social, essenciais para o crescimento pessoal e o sucesso educativo dos alunos.
O torneio culminou com a entrega de troféus e diplomas a todos os participantes, destacando o valor da participação e do empenho individual, o apoio contínuo de professores, alunos e famílias foi considerado fundamental para o êxito da iniciativa.
Através das AEC, o Município de Esposende continua a enriquecer as experiências educativas dos seus alunos, contribuindo para a promoção da igualdade de oportunidades e alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.