
Foi inaugurado esta sexta-feira, em Castro Verde, o festival Sabores do Borrego, que decorre ao longo do fim de semana com o objetivo de valorizar a agricultura e a pecuária do concelho, numa organização da Câmara Municipal.
A 6.ª edição do certame conta com cerca de 70 expositores e inclui um programa que integra gastronomia, música, debates, palestras sobre matérias agropecuárias, sessões de showcooking, mostras de artesanato e produtos tradicionais, animação infantil e uma exposição de animais. Está ainda previsto o habitual Almoço-Convívio com Pastores.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, David Marques, afirmou que o evento se assume como «uma forte aposta na valorização da economia local, do mundo rural e da identidade do concelho de Castro Verde e da sub-região do Campo Branco». O autarca destacou ainda que «a tradição da agropecuária extensiva deste território tem no festival uma montra privilegiada, um momento de encontro, de promoção e de reconhecimento de um dos traços fundamentais que definem Castro Verde como Reserva da Biosfera».
Organizado pela autarquia em parceria com a Associação de Agricultores do Campo Branco e o Campo Branco – Agrupamento de Produtores Agropecuários, o festival pretende ainda evidenciar as apostas e os desafios do setor agropecuário.
A programação musical inclui, esta sexta-feira, atuações do grupo Terra Velhinha, de Emanuel & Tânia e do artista Emanuel. No sábado, sobem ao palco os grupos D’Abalada, Descendentes, Manel João e a dupla Némanus. No domingo, está prevista a participação dos grupos Tropa Fandanga, Vira e Mexe Fado, Las Flamenquitas e Modas do Fado Corrido.
O município convidado desta edição é Sousel, no distrito de Portalegre. Paralelamente ao evento, decorre até domingo a Semana Gastronómica do Borrego, que envolve restaurantes dos concelhos de Castro Verde, Aljustrel, Almodôvar e Ourique.