É com grande entusiasmo que Évora se prepara para receber mais uma vez o Festival Imaterial, evento que se tornou uma referência na promoção da diversidade cultural e da liberdade artística. De 17 a 25 de maio, a cidade transformar-se-á num espaço de encontro e partilha de saberes entre diferentes povos e gerações.

Este ano, a quarta edição do Festival Imaterial traz consigo uma lista de artistas de renome internacional, que irão abrilhantar os palcos de Évora com as suas performances únicas. Mísia e emmy Curl, representantes da música portuguesa, juntam-se a Ustad Noor Bakhsh do Paquistão, Cocanha da Occitânia e Emel da Tunísia, uma das vozes proeminentes da Primavera Árabe. Estes artistas foram os primeiros a integrar o cartaz do evento, que foi recentemente distinguido com o Prémio “Contribution to Equality” nos Iberian Festivals Awards.

A nova edição do Festival Imaterial promete ser ainda mais especial, com um foco renovado nas novas gerações e na criatividade dos mais jovens. Carlos Seixas, Diretor Artístico do festival, destaca o compromisso com a igualdade e a diversidade, que se reflete na programação deste ano, abrangendo diferentes estilos musicais, idades e geografias.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, realça o papel do evento na promoção da inclusão e da paz, transformando a cidade pela cultura.

A programação do Festival Imaterial incluirá uma variedade de atividades culturais, como música, cinema, conversas, conferências e visitas a lugares de memória e património. Desta vez, o evento contará também com a parceria da IN2PAST, coincidindo com a primeira Escola Doutoral / Boot Camp In2Future.

Com mais de 6 mil espectadores na edição anterior, o objetivo deste ano é aumentar a participação e reafirmar o Festival Imaterial como um ponto de encontro essencial na cidade. Este evento faz parte do programa geral da candidatura vencedora de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027, num ano em que se celebra o 50º aniversário do 25 de Abril.

O Festival Imaterial é uma organização conjunta do Município de Évora e da Fundação Inatel, com produção executiva da Gindungo e direção artística de Carlos Seixas. A programação completa e o anúncio do cartaz serão divulgados em breve, numa nova edição que promete encantar e inspirar todos os que participarem neste evento único.