São Pedro do Esteval, em Proença-a-Nova, prepara-se para receber mais uma edição do Festival do Peixe do Rio, entre 6ªfeira e sábado, 11 e 12 de julho, um certame que renova sucessos ano após ano.

Esta freguesia que, por gozar da localização privilegiada junto a duas linhas de água, sempre viveu em consonância com a fauna que o Rio Ocreza e a ribeira da Pracana proporcionam, principalmente o peixe do rio, onde se destaca o barbo, a boga e a enguia e o peixe do rio frito e as sopas de peixe do rio são dos pratos mais característicos desta zona do concelho.

A Câmara de Proença-a-Nova dá conta que o programa tem como cabeça de cartaz José Malhoa que atua no sábado à noite. Na cozinha ao vivo destaque para a já habitual presença de Nuno Sabino, Vítor e Luís Gonçalves que revelam os segredos das sopas de peixe do rio. O festival conta ainda com as atuações dos acordeonistas Diogo da Gaita e João Carvalho, o duo musical Fábio Farinha e Rosebel Rodrigues, a performance teatro-musical Cachorros Desambargonhados pelos Váatão, a banda Fora d’Horas e Banda Estilus e o DJ Valelo.

São Pedro do Esteval recebe este certame, promovendo os produtos autênticos que as linhas de água nos proporcionam e que fazem parte da gastronomia do nosso concelho.