A cidade de Beja volta a celebrar a tradição da Festa das Maias, no próximo dia 10 de maio, junto às Portas de Mértola. A iniciativa é promovida pela ADPBeja – Associação de Defesa do Património Cultural da Região de Beja.

Com origens na cultura romana, esta celebração, que remonta a mais de dois mil anos, tem sido recuperada e dinamizada em Beja, evocando a figura da deusa Maia, associada à fertilidade e ao florescimento da natureza durante a Primavera.

Durante a festa, as ruas são animadas por crianças vestidas de branco, adornadas com flores silvestres e sentadas em pequenos “tronos”. À passagem dos transeuntes, pedem simbolicamente «um tostãozinho para a Maia que não tem saia», repetindo um dos versos tradicionais associados à celebração.

A recriação inclui ainda os elementos que caracterizavam as antigas cerimónias romanas, nas quais as sacerdotisas homenageavam a deusa com trajes claros e coroas florais. As flores silvestres utilizadas, como papoilas, rosmaninhos e malmequeres, dão cor às celebrações e simbolizam a diversidade natural da estação.