
O Celeiro da Cultura, em Borba, abriu este sábado, 5 de abril, uma exposição de pintura da autoria da professora Conceição Mendes. A mostra reúne uma coletânea de obras que a autora descreve como «momentos únicos».
Conceição Mendes afirmou que iniciou o percurso na pintura ainda em criança. «A pintura é um dom que nasceu comigo», referiu, acrescentando: «Desde muito cedo tive vontade de pintar, comecei a pintar com 7, 8 anos e escondia as minhas pinturas para os meus pais não verem, pois era muito nova ainda e os meus pais não concordavam».
A autora recordou ainda o início do seu envolvimento com os materiais artísticos. «Recordo-me de juntar moedas para comprar tintas apesar de desconhecer as técnicas e os materiais que deveria usar para pintar», salientou.
Formada em Design, a docente referiu que aprofundou os seus conhecimentos técnicos durante o percurso académico. «Estudei Design em Lisboa e foi nessa altura que comecei a aprofundar cada vez mais as técnicas de pintura e as minhas escolhas», declarou, sublinhando: «Gosto de ter uma tela em branco, penso em primeiro lugar na cor que vou utilizar e o resto surge no momento».
Conceição Mendes manifestou ainda o desejo de que os alunos do Agrupamento de Escolas de Borba visitem a exposição. «Lecionei Educação Visual no Agrupamento de Escolas de Borba, e acredito que despertei o gosto pelas artes em muitos alunos», referiu, acrescentando: «Muitos deles seguiram esta área».
A exposição está patente ao público até 4 de maio, de quarta-feira a domingo, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00, no Celeiro da Cultura, em Borba, no distrito de Évora.