
A Secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes, visitou esta quinta-feira Vila Viçosa, para uma reunião com as IPSS.
Em declarações aos jornalistas, a Secretária de Estado, após o referido momento, sublinhou que «foi uma reunião produtiva» com foco na «sustentabilidade do setor».
«Levo daqui o compromisso de que há um conjunto de preocupações do setor social», acrescentou Clara Marques Mendes, referindo ainda que evidenciou «aquilo que tem sido o trabalho que o Governo tem vindo a fazer, no sentido de analisarmos e avaliarmos o custo das respostas».
Destacou que está em vista também para 2026, uma comparticipação de 50%, por parte do Estado, das repostas proporcionadas no setor, «nalgumas respostas até mais do que esse valor, que é o caso das respostas para as pessoas com deficiência».
«É algo que de certa forma, tranquiliza as instituições», vincou a Secretária de Estado, esclarecendo ainda que o Governo irá «trabalhar para que a atualização da comparticipação de 2026 seja feita logo no início do ano».
Frisou também que foi discutida a «majoração do apoio domiciliário para territórios de baixa densidade», algo que «vai ser pago».
Clara Marques Mendes afirmou ainda que esta «troca de ideias» proporcionou também «sugestões para caminhos de futuro», no sentido de «nos ajudarem, de certa forma, a construir a Lei de Financiamento do Setor Social».
Já em relação ao estado atual do setor social calipolense, a Secretária de Estado destacou que é um que «tem preocupações transversais», com «algumas particularidades, desde logo porque estamos numa região de baixa densidade».
«O Governo está preocupado em fazer uma majoração aos territórios de baixa densidade e vamos continuar a olhar para estes territórios para conseguirmos assegurar a tão necessária coesão territorial e a coesão social», acrescentou.
De seguida, fique com as imagens da visita da Secretária de Estado.