A Delegação Local de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa anunciou ter prestado apoio direto a 44 agregados familiares vítimas dos incêndios que, em setembro de 2024, devastaram áreas dos concelhos de Águeda, Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha.

No total, foram atribuídos 20 mil euros em apoio monetário, destinados a despesas essenciais como água, eletricidade, gás e aquisição de bens de primeira necessidade. Esta ajuda foi possível graças às verbas disponibilizadas pela IFRC – International Federation of Red Cross and Red Crescent, bem como ao trabalho de funcionários e voluntários da instituição.

Para além do apoio financeiro, a Cruz Vermelha de Águeda distribuiu eletrodomésticos para reposição de bens danificados, entre os quais 2 máquinas de lavar roupa, 2 arcas congeladoras, 13 aspiradores, 14 ferros de engomar, 14 micro-ondas, 12 varinhas mágicas e 8 colchões.

Reconhecendo a relevância do apoio emocional em situações de crise, foi igualmente criado um Grupo de Intervenção Psicossocial que acompanhou 792 pessoas. Entre estas, 147 pertenciam a entidades diretamente envolvidas na resposta de emergência, como Bombeiros, PSP, GNR, GNR-UEPS, Proteção Civil e a própria Cruz Vermelha.

Com esta intervenção, a Delegação Local de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa sublinha o compromisso de apoiar não só a recuperação material, mas também o bem-estar psicológico e social das populações e profissionais que enfrentaram os incêndios do ano passado.