
O Comando Distrital da PSP de Leiria deteve, no passado dia 8 de julho, uma mulher de 47 anos pela prática de um crime de desobediência, após ter sido apanhada, em 2021, a conduzir um veículo automóvel previamente apreendido pelas autoridades. A detenção ocorreu pelas 08h30, em Leiria, no cumprimento de um mandado judicial emitido na sequência de uma decisão transitada em julgado.
A mulher havia sido condenada ao pagamento de uma multa de 300 euros, correspondente a 60 dias de pena de multa, com a alternativa legal de 40 dias de prisão subsidiária caso o valor não fosse pago.
A arguida alegou não ter condições económicas para pagar a quantia, tendo sido imediatamente conduzida ao Estabelecimento Prisional de Tires, onde vai agora cumprir a pena de reclusão imposta pela justiça.
A PSP sublinha que esta ação resulta do seu compromisso contínuo em combater a criminalidade em todas as suas formas e em garantir que todos os infratores são responsabilizados pelos seus atos, por mais antigos que sejam os ilícitos.
Este caso destaca a importância de cumprir decisões judiciais e reforça a atuação das autoridades policiais no seguimento de mandados judiciais pendentes, mesmo em situações aparentemente resolvidas há vários anos.