
A Comunidade Rádio de Portugal congratula-se pelo serviço que foi prestado durante o apagão que ocorreu na segunda-feira, 28 de abril.
«Quando tudo falhar, nós estaremos lá e sempre prontos a ajudar!» explica a Comunidade, que adianta ter estado «presente na frequência 145.275 mhz, onde algumas centenas de Radioamadores colaboraram com partilha de informações e sobretudo com uma palavra amiga e uma ‘LUZ DE AMIZADE’. Nestas alturas podemos fazer toda a diferença e trazer um pouco de tranquilidade!».
Também a Associação de Radioamadores de Cascais garante que «manteve durante todo o período de falta de energia, comunicações entre os vários radioamadores.
Dessa forma as autoridades deviam ter em conta a importância desta mais valia que são os radioamadores».
Avançam também que o incidente «evidenciou a necessidade de sistemas de comunicação resilientes para garantir a coordenação eficaz entre autoridades e serviços essenciais durante a falha de energia».
As duas Comunidades consideram que «este evento reforça a urgência de investir em infraestruturas de comunicação robustas e independentes da rede elétrica convencional».