
Na sequência do apagão elétrico e da inoperância dos sistemas de comunicação que se fez sentir ontem, pelas 11h30, de forma generalizada em toda a Península Ibérica, a Câmara Municipal de Esposende acionou de imediato um conjunto de medidas articuladas com a Proteção Civil Municipal e diversas entidades locais, com o objetivo de garantir a segurança, o bem-estar e a proteção da população do concelho.

O corte abrupto de eletricidade levou à ativação rápida de um plano de ação, em coordenação com o Comando da GNR de Esposende, os Bombeiros Voluntários de Esposende e Fão e a Cruz Vermelha – Delegação das Marinhas.
Após confirmação de que a reposição da eletricidade poderia demorar várias horas, foram colocados em operação diversos meios estratégicos:
- Instalação do sistema de comunicações por satélite, recentemente adquirido pela Câmara Municipal, nos Bombeiros Voluntários de Fão, face à falha na central desta comunicação;
- Ativação de geradores no posto da GNR de Esposende, no Centro de Saúde de Esposende (que passou a garantir a refrigeração de vacinas provenientes dos centros de saúde de Forjães e Fão), na Cruz Vermelha – Delegação das Marinhas, Esposende Solidário, Lar Residencial da Santa Casa da Misericórdia de Esposende e na Câmara Municipal de Esposende;
- Disponibilização de um gerador no posto de abastecimento da Cooperativa Agrícola de Esposende, assegurando combustível, exclusivo, para operações de emergência e abastecimento de geradores;
- Monitorização e apoio ao funcionamento de geradores de apoio nos Hospitais de Esposende e Fão;
- Reabastecimento do gerador da Fundação Lar de Santo António, em Forjães;
- Acompanhamento direto às IPSS do concelho e garantia, através da Esposende Ambiente, de reservas de água para abastecimento à população.
Durante todo o dia, foram mantidas ações coordenadas no terreno para mitigar os efeitos do apagão. Ao final da tarde, a Câmara Municipal reuniu com o executivo municipal, Presidente da Assembleia Municipal e presidentes de junta de freguesia, no sentido de definir mecanismos de proximidade junto das populações e garantir a cobertura de todas as áreas habitacionais do concelho.
Nesta reunião foi ainda delineado um plano estratégico para os próximos dias, com medidas preventivas adicionais, em caso de eventual falha prolongada dos sistemas de energia e comunicações.
A Câmara Municipal de Esposende reforça o seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos seus munícipes, agradecendo a colaboração e o profissionalismo de todas as entidades envolvidas nesta resposta de emergência.