
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave celebrou no passado sábado, 5 de julho, 75 anos, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, e do Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos.

Numa data tão significativa para a corporação, a cerimónia ficou marcada pelo lançamento da primeira pedra da obra de ampliação do quartel da corporação, intervenção importante para o aumento do parque de viaturas e área de fardamento.
“É uma necessidade que surge do crescimento da corporação e que, por consequência, nos deixará melhor apetrechados. Um investimento que pretende melhorar as condições operacionais e de apoio à comunidade”, apontou a presidente da direção, Maria José Gonçalves.
Os 75 anos dos Bombeiros de Riba de Ave foram também assinalados com a inauguração do Monumento ao Bombeiro e com a recuperação do primeiro veículo da corporação- um PS1 Bedford – que foi totalmente restaurado no quartel de Riba de Ave e que é uma homenagem àqueles que começaram a construir a história da instituição.
O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, felicitou a corporação pela celebração de mais um aniversário, enaltecendo toda a sua dedicação e entrega ao serviço da comunidade. “As corporações de bombeiros do nosso concelho são exemplo nacional na prestação de socorro à população. Para além do espírito de missão há um esforço muito grande das suas direções de fazer sempre mais e melhor”, assinalou o autarca a propósito da obra que a corporação de Riba de Ave está a iniciar que, garantiu, merecerá apoio do Município.
Além do lançamento da primeira pedra da ampliação do quartel e da inauguração do “Monumento ao Bombeiro”, a cerimónia contou ainda com um momento de homenagens com a imposição de insígnias e condecorações.
Recorde-se que os Bombeiros de Riba de Ave inauguraram em setembro de 2014 o novo quartel, que foi construído em terrenos cedidos pela Câmara Municipal.