A construção da variante à localidade de Bencatel, no concelho de Vila Viçosa, já está em fase de «piquetagem».

Segundo Inácio Esperança, presidente da autarquia, em declarações a’ODigital.pt, a piquetagem foi adjudicada «uma empresa da especialidade» para que «todos os proprietários possam ver por onde vai efetivamente passar e quais são as parcelas a expropriar».

Depois, há uma outra empresa «que está a tratar da parte burocrática da expropriação».

O autarca sublinhou que para que a obra chegue a “bom porto”, terá de haver uma «avaliação séria, através de avaliadores oficiais, para fazermos a proposta de valor de expropriação aos proprietários».

Com a conclusão desta fase, Inácio Esperança realçou que o próximo passo é o de «procurarmos financiamento», sendo que as probabilidades recaem no «Fundo Ambiental ou da Empresa de Desenvolvimento Mineiro, através de outros fundos para supressão de zonas de perigo, ou passivos ambientais».

«É por esse caminho que queremos financiar a execução da obra», acrescentou o presidente, dizendo ainda que «as coisas estão a avançar, mas levam tempo».

Referiu que «são coisas que têm revezes» e que até «tivemos de alterar o PDM para prever este espaço canal», para além de «fazer reuniões com os proprietários, para os sensibilizar».

Inácio Esperança revelou que já há um orçamento «de cerca de cinco milhões de euros» para a construção da variante, «com UPI, rotundas, iluminação e via pedonal».